quinta-feira, 16 de outubro de 2008

IDC Directions

Tive pela primeira vez oportunidade de assistir ao Directions da IDC, embora como cidadão de 2ª classe, isto é, estudante.
O desafio deste ano era: "Podem as TI’s Responder Melhor aos Objectivos Estratégicos do CEO?" não me parece ser a pergunta mais pertinente, a não ser que o objectivo seja convencer o chefe a pagar-nos a ida à conferência (ah pois claro), o foco esteve no alinhamento entre IT e negócio, e felizmente houve quem destacasse o papel da EA nessa missão.
Pelo painel final percebe-se que a discussão estaria melhor encaminhada com um desafio do género: "Como conciliar os objectivos estratégicos organização(middle-out strategy) e como a IT suporta a sua resolução(alinhamento pervasivo da IT na organização)?". A conclusão do debate foi que os "top managers" são grande parte das vezes a maior dificuldade à concretização das iniciativas IT que ajudam a organização a dar passos importantes para a estratégia.

O balanço foi positivo, pelo meio de algumas apresentações descaradamente comerciais e de algumas sestas, foi moralizador o destaque que a EA teve. Do programa destaco os oradores que abordaram a temática:

- Tecnologia, negócio e songs of love and hate
Keynote Speaker: Paulo Magalhães, CIO, Sonae Distribuição
Muito boa apresentação, destacou um artigo da MIT Sloan "The Aligment Trap" que está mais ou menos explicado aqui.

- Retorno em inovação de TI
Pedro Lopes, Partner responsável pela área de Technology Consulting em Portugal, Accenture
Muito boa apresentação também, infelizmente a conferência estava atrasada e o orador não teve o tempo que merecia. Houve tempo para salientar a importância do envolvimento do negócio, desde a razão de ser, as necessidades tácticas e operacionais, até à necessidade do empenho a nível estratégico da EA como iniciativa estruturante a todas as mudanças organizacionais.

-Painel de CEO e CIO com José Tribolet, numa troca de experiências dinâmica acerca do papel das TI na concretização dos objectivos de negócio

Moderador: José Manuel Tribolet, Professor Catedrático de Sistemas de Informação, Deptº de Engenharia Informática e Deptº de Engenharia e Gestão, IST

Convidados:
Pedro Sardo, Director de Sistemas de Informação da PT Comunicações e Administrador da PT Inovação

Jan Hoogervorst, Organizational advisor and management consultant (Former KLM Corporate Vice President)

O painel foi interessantíssimo e dedicou-se a demonstrar como na prática se faz Enterprise Architecture, que é afinal a demonstração final do valor da EA. Pegando no case study da PT, que está a sofrer uma profunda mudança organizacional e de como na prática e na realidade as ferramentas e os métodos EA servem os propósitos estratégicos do negócio e da IT.

Espero actualizar ainda este post quando receber as apresentações da conferência.

Sem comentários: